top of page

FORÇA FEMINIMA NAS OLIMPIADAS 2024

Foto do escritor: Katia GutierreKatia Gutierre

FORÇA FEMINIMA NAS OLIMPIADAS 2024

Equidade é a palavra que define o início das Olimpiadas 2024, quando pela primeira vez mulheres e homens se apresentaram para competir em números iguais, e só por isso já ganhamos uma medalha de ouro na luta por direitos das mulheres.

 Ainda existe a uma necessidade imensa na implementação de políticas públicas que promovam a igualdade de gênero em todas as modalidades esportivas, incluindo leis que garantam a paridade na participação e representação e é claro com fiscalização e monitoramento que garantam essas políticas.

Durante anos o Brasil foi reconhecido como o país do futebol ¨masculino ¨onde meninos com bom desempenho foram apresentados como craques, ídolos, heróis, sem nenhum trabalho de responsabilização de atitudes, assistimos muitos desses meninos se tornarem homens abusivos e infelizmente alguns até criminosos sexuais, mas hoje meninos e meninas podem assistir uma olimpíada cheia de bons exemplos femininos que ultrapassaram o ganho de medalhas para mostrar participações exemplares.

Além das medalhas conquistadas, as mulheres apresentam um espetáculo de boas atitudes, com sororidade, respeito pelas adversárias, o ¨não ¨para propagandas de rivalidade entre mulheres, quem não se encantou com essas frases:

Rayssa Legal: ¨ torce para a gente acertar.... não tem nada de rivalidade dentro de pista....na minha geração não vai ter isso não....

Bia Souza: "Parabéns para ele. Merece muito. Mas hoje é meu dia."…

Rafaela Silva: "Antes, as pessoas levantavam o vidro do carro achando que eu ia roubar. Hoje, as pessoas abaixam o vidro do carro para poder me cumprimentar".

Flavia Maria: "Toda competição que eu estava participando, ele estava protocolando um processo na tentativa de tirar a guarda da minha filha, tentando me desestabilizar. E utilizando os Jogos Olímpicos como algo para tentar tirar minha filha de mim. Como se fosse um crime uma mulher ter profissão, e se fosse crime uma mãe ter que viajar para trabalhar"

 Simone Biles: "Por anos eu fui celebrada pelas minhas vitórias. Agora sou celebrada por ser humana, ser vulnerável"

Rebeca Andrade: “As pessoas sempre esperam mais. Sempre que a gente faz alguma coisa, nem sempre é o bastante, mas como sei que a expectativa das pessoas não está no meu controle, não preciso me preocupar com isso”

“Seja tendo a Olimpíada como objetivo, seja mirando algum outro sonho pessoal ou profissional, dê o seu máximo, se dedique e não deixe que nada ou ninguém te faça desistir. Faça sempre o seu melhor.”

Gabriela Lima “Não deixe ninguém te dizer que esporte não é para mulher. Nós, mulheres, podemos ter um corpo forte, rápido e potente. Se este for o teu sonho, se tornar uma atleta olímpica, trabalhe duro diariamente. Nunca desista, porque a jornada não será fácil, mas quando conseguimos, é muito gratificante”.

Ana Luiza Caetano “Fui a única menina da minha turma por muito tempo e sempre foi inspirador demais ver mulheres profissionais no alto rendimento. Hoje, ser uma delas e ver quanto a gente representa no esporte profissional é com certeza a sensação de um sonho.”

“Falavam que eu não deveria levar esse esporte tão a sério, porque não era coisa de menina. É sempre um prazer mostrar para eles que isso não é verdade”.

¨O esporte é um mundo à parte onde é possível transformar sonhos em realidade por meio do seu esforço e dedicação. E as mulheres também podem e devem participar desse mundo”

Larissa Pimenta ¨O período mais difícil da minha vida foi um acidente durante um treinamento de campo na Espanha, um dia antes do meu aniversário. Tive dificuldades em aceitar minhas vulnerabilidades, consegui superar. Hoje, me orgulho muito de mim mesma por não ter desistida. É muito gratificante estar entre as mulheres que compõem 50% dos atletas olímpicos. Sempre acreditei no potencial da mulher, e estar nesse espaço é um grande orgulho"



 




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

JANEIRO BRANCO

LEI 14.721 Altera os arts. 8º e 10 da Lei  nº 8.069 e os artigos 8 e 10 do ECA estatuto da criança e adolescente Assistência à gestante...

EUNICE PAIVA

Comments


bottom of page