top of page

2ª Parte Setembro amarelo

Foto do escritor: Katia GutierreKatia Gutierre

A importância da saúde mental


A terapia promove o auto conhecimento, melhora os relacionamentos, auxiliar na tomada de decisões, ajuda a lidar com traumas e eventos difíceis e contribui o nosso bem estar

Por Sheila Avelino (terapeuta emocional)


É fato que toda pessoa que passa por violência terá cicatrizes emocionais, e é fato que algumas mulheres não percebem viver uma situação de violência em seu relacionamento, mesmo apesar de todo prejuízo emocional (carência, baixa autoestima, tristeza constante, depressão, desinteresse de cuidar de sua aparência e saúde, desejo de isolamento, e até tentativa de auto exterminio) algumas mulheres não conseguem perceber

No SUS, o modelo mais comum são as terapias em grupos oferecidas em UBS, o que faz com que muitas mulheres se afastem por não se sentirem à vontade para falarem com muitas pessoas presentes.

Existem também atendimentos nas faculdades, a maioria das faculdades que possuem o curso de psicologia, oferecem atendimento gratuitos.

Outra ferramenta são os profissionais terapeutas que muitas vezes oferecem o atendimento online.

O acompanhamento psicológico e as terapias produzem resultados positivos na identificação, combate e tratamentos dos traumas de violências vividas.

O ouvir e deixar falar faz toda a diferença neste tipo de situação, humanização, empatia e sororidade são as ferramentas adequadas.

Ouvir sem preconceito!

Sem críticas

E deixar claro para que a mulher não está sozinha.

Então vamos lá, todos, todas e todis contra a violência contra a mulher e seus males para saúde mental.


188 É o centro de Valorização da Vida que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.


Como acessar o 188?

Por telefone disque:188

Pessoalmente, pesquise o centro mais próximo em: https://www.cvv.org.br/postos-de-atendimento/


Você pode levar Acolhimento Mulher até você, entre em contato com nossa equipeem

(11)91629-6190 ou


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

JANEIRO BRANCO

LEI 14.721 Altera os arts. 8º e 10 da Lei  nº 8.069 e os artigos 8 e 10 do ECA estatuto da criança e adolescente Assistência à gestante...

EUNICE PAIVA

Comments


bottom of page