
Conscientização e defesa dos direitos das mulheres e pessoas idosas. 💙🧡
- Katia Gutierre
- há 6 dias
- 1 min de leitura
15 DE JUNHO – COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA
A violência contra a pessoa idosa acontece todos os dias e, muitas vezes, dentro da própria casa.
Entre as diversas formas de violência, a violência patrimonial tem crescido de forma alarmante. Com a facilidade do acesso a aplicativos bancários e empréstimos digitais, muitas pessoas idosas têm seus nomes utilizados para contrair dívidas sem seu pleno conhecimento ou consentimento.
Filhos, netos, parentes e até cuidadores aproveitam a confiança depositada neles para realizar empréstimos, movimentar contas bancárias e se apropriar da aposentadoria ou dos benefícios que deveriam garantir dignidade, alimentação, moradia e cuidados de saúde.
O resultado é cruel: muitas idosas ficam sem dinheiro para comprar seus remédios, pagar contas básicas ou até mesmo colocar comida na mesa.
O mais doloroso é que grande parte dessas vítimas não denuncia. O agressor costuma ser alguém próximo, alguém da família, alguém que mora na mesma casa sob a justificativa de estar “cuidando”.
Dados nacionais mostram que a violência psicológica, a negligência e a violência patrimonial estão entre as formas mais frequentes de agressão contra pessoas idosas, sendo as mulheres idosas as principais vítimas.
Precisamos romper o silêncio.
Respeito, proteção e dignidade não são favores. São direitos.
Se você conhece uma pessoa idosa em situação de violência, denuncie. Sua atitude pode salvar vidas, preservar patrimônios e garantir que essa pessoa viva com segurança e dignidade.
📞 Disque 100

Comentários