top of page

TRABALHOS de PREDOMINÂNCIA FEMININA SEM VALORIZAÇÃO


ree

Neste dia 01 de maio, faço um convite a refexão sobre tantos trabalhos exaustivos e sem valorização nenhuma, dentro de uma sociedade machista e de desigualdades gigantescas.

Infelizmnete a mulher é mais uma fez a protagonista quando se fala em trabalhos sem valorização.



Segundo o IBGE 85% do trabalho de cuidado é feito por mulheres o que significa 21 horas semanais só nesta atividade, NÃO RENUMERADA, NÃO VISTA, NÃO RECONHECIDA, NÃO VALORIZADA.

E o que quer dizer esse cuidado? trata-se da gestão em alimentar, vestir, medicar, higienizar, dedicar afeto,garantindo saúde e bem estar, sem direito a receber benefícios sociais ou remuneração por essa atividade.

Vivemos rm uma sociedade sem igualdade de gênero, onde o sexismo predomina, e as mulheres se tornam frequentemente as cuidadoras invisíveis.

Um estudo realizado pela Fundação Seade, em 2023, revela um panorama sobre o cuidado no domicílio no estado de São Paulo. Os dados apontam que 90% dos cuidadores são mulheres e 94% das pessoas com demência são cuidadas em casa, e a maioria dos cuidadores são filhas, noras, cônjuges e netas.

A ausência de políticas públicas, uma rede de apoio com respeito e apoio de outros familiares, leva muitas dessas mulheres a situações desastrosas, principalmente após a morte de quem era cuidado, quando surgem os outros familiares que se afastaram das resposabilidades dos cuidados, mas fazem questão em falar de direitos, assim que não existem mais deveres.




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
TRÁFICO INTERNACIONAL DE MULHERES

🚨 ABSURDO! TRÁFICO INTERNACIONAL DE MULHERES EM PLENO SÉCULO XXI. Parece mentira, mas é a cruel realidade que ainda tenta aprisionar mulheres no Brasil. A Polícia Federal deflagrou a Operação Alícia

 
 
 
Plataforma para identificar agressores

🔔 Inovação que salva vidas: plataforma ajuda mulheres a identificarem agressores antes que a violência aconteça A jovem curitibana Sabrine Matos, de 29 anos, criou a plataforma Plinq, uma ferramenta

 
 
 

Comentários


©2023 por Acolhimento Mulher.

bottom of page