HOJE É DIA DE DICA DE LEITURA !
“uma mulher que lê muito é uma criatura perigosa”.
Lisa Kleypas
1 - Olhos d’agua Autora Conceição Evaristo - 2014
A obra apresenta quinze contos que abordam a história de mulheres negras silenciadas pelo racismo, pelas imposições econômicas, por condições degradantes de trabalho e pelas questões de gênero.
2 - Ponciá Vicenzio Autora Conceição Evaristo - 2003
A obra descreve os caminhos, as andanças, as marcas, os sonhos e os desencantos da protagonista, durante a infância até idade adulta, analisando seus afetos e desafetos e seu envolvimento com a família e os amigos. Discute a questão da identidade de Ponciá, centrada na herança identitária do avô e estabelece um diálogo entre o passado e o presente, entre a lembrança e a vivência, entre o real e o imaginado.
3 - Para educar crianças feministas 2019 Autora - Chimamanda Ngozi Adichie
Nesta obra a autora escreve uma carta d a uma amiga que acaba de se tornar mãe de uma menina, Para educar crianças feministas traz conselhos simples e precisos de como oferecer uma formação igualitária a todas as crianças, o que se inicia pela justa distribuição de tarefas entre pais e mães.
4 - O mito beleza – Naomi Wolf
O livro propõe uma análise crítica da cultura da beleza e faz um apelo para que as mulheres se libertem das restrições impostas a elas e busquem uma autoimagem mais saudável e realista.
5 - A mística feminina - Betty Friedan
Neste livro é apresentada uma critica sobre a definição equivocada da mulher como dona de casa , fútil, consumista, devotada ao lar, ao marido e aos filhos e uma analise importante sobre o potencial feminino.
6 - As meninas – Lygia Fagundes Telles
O livro narra a história de três jovens mulheres que dividem um apartamento em São Paulo, no início da década de 1970, durante o regime militar no Brasil, uma abordagem sensível e perspicaz das questões femininas e sociais.
7 - Quarto de despejo - Carolina Maria de Jesus
Com esta obra a autora tornou-se uma referência na luta pelos direitos das mulheres e da população negra no Brasil.
Trata-se do registro histórico e social do Brasil de 1960, abordando temas como pobreza, desigualdade social, racismo e exclusão.
Commentaires