top of page

Feliz dia dos Pais

Foto do escritor: Katia GutierreKatia Gutierre

            Segundo  dados dos Cartórios de Registro Civil no período de janeiro a julho de 2022  100.717 crianças brasileiras foram registradas SEM O NOME DO PAI na certidão de nascimento, o que equivale a 6,5% dos nascidos no Brasil nesse período.

 

    E O QUE SIGNIFICA ?

 

           Significa que além da experiência e responsabilidade materna, a mulher tem que ser pai também, além dos prejuízos psicológicos causados as crianças e  danos financeiros sem direito a herança,  pensão alimentícia e sem a divisão de custos nas necessidades dos filhos, e não podemos esquecer do  preconceito que está mulher enfrenta na sociedade, apesar de a maioria negar as mulheres sofrem sim muito preconceito quando assumem a responsabilidade total e sozinha na criação e sustento dos seus filhos.

 

          Vale lembrar que a qualquer momento o pai pode assumir a paternidade sem nenhum tipo de dificuldade, basta buscar um cartório e se declarar pai.

 

          Existem também os testes de DNA gratuitos,  que podem ser solicitados pela mulher, homem ou filho, este ano o poupa tempo , ofereceu um mutirão de dois dias com o nome “Encontre o Seu Pai no Poupatempo” foi uma  ação gratuita, realizada em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania e Ministério Público, fez atendimentos para reconhecimento de paternidade em todo o Estado e testes de DNA, , existe também este serviço no CIC, Centro de Integração e Cidadania o mesmo tambem é gratuito e ainda pode tambem ser solicitado na defensoria pública

 

Então e isso senhores pais, ai estão as dicas para que seu filho tenha seu nome em sua certidão de nascimento e outros documentos, esta nas suas mãos a oportunidade de garantir aos seus filhos este direito.

       

 

 

Bibliografia:

 

 

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

JANEIRO BRANCO

LEI 14.721 Altera os arts. 8º e 10 da Lei  nº 8.069 e os artigos 8 e 10 do ECA estatuto da criança e adolescente Assistência à gestante...

EUNICE PAIVA

Comments


bottom of page