top of page

SEM SORORIDADE NA CÂMARA?

DEZ DEPUTADAS VOTAM CONTRA A PARIDADE (IGUALDADE ) SALÁRIAL ENTRE HOMENS E MULHERES


POR QUE É TÃO IMPORTANTE A APROVAÇÃO DO PROJETO?

Dez deputadas votaram contra o projeto de lei 1085/23 de paridade salarial entre mulheres e homens, o projeto foi aprovado com 325 votos a favor e 36 contra, sendo dez deles votos de mulheres, MAS AGORA PRECISA SER APROVADA NO SENADO.

Apesar da igualdade salarial estar garantida na Constituição de 1988, não havia formas de garantir o cumprimento da lei e a prova disto são as pesquisas que apontam as desigualdades.

  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2019, o rendimento das mulheres representa, em média, 77,7% do rendimento dos homens para as mesmas funções.

  • Pesquisa realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostrou que mulheres possuem rendimentos menores que os homens em todas as ocupações selecionadas na pesquisa.

Com a aprovação do projeto as empresas deverão apresentar relatórios que possam ser usados pelos fiscais para verificação; além disso estão previstos canais específicos de denúncias, capacitação dos gestores, promoção e implementação de programas de diversidade, e multa para as empresas que não cumprirem as regras.



Bibliografia:




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Plataforma para identificar agressores

🔔 Inovação que salva vidas: plataforma ajuda mulheres a identificarem agressores antes que a violência aconteça A jovem curitibana Sabrine Matos, de 29 anos, criou a plataforma Plinq, uma ferramenta

 
 
 
Novembro Laranja

✨ Novembro Laranja: 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres ✨ De 25 de novembro a 10 de dezembro, o mundo se une em uma só voz: basta de violência contra mulheres e meninas. 💪🧡

 
 
 

Comentários


©2023 por Acolhimento Mulher.

bottom of page