![](https://static.wixstatic.com/media/ce4812_ecfd16d00dfb404e876745fd14df8925~mv2.jpg/v1/fill/w_225,h_225,al_c,q_80,enc_auto/ce4812_ecfd16d00dfb404e876745fd14df8925~mv2.jpg)
Mês de conscientização da saúde mental e emocional.
Falar de saúde mental é tratar de transtornos decorrentes que afetam os indivíduos, e os deixam impossibilitados (temporária ou permanentemente).
Doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico e ou doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar
Existem diferentes beneficios para cada situação, para aqueles que possuem vínculo fundo ao INSS, ou com o vínculo cessado a menos de 12 meses.
Benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença): é concedido às pessoas que estão temporariamente incapacitadas para o trabalho em razão de uma doença mental.
benefício por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez): é concedido às pessoas que estão permanentemente incapacitadas para o trabalho por causa de uma doença mental.
Benefício de Prestação Continuada (BPC): destinado às pessoas com deficiência de qualquer idade e idosos com mais de 65 anos de idade que não tenham meios de se sustentar e se encontrem em estado de vulnerabilidade social, pode ser concedido mesmo sem que o beneficiário tenha trabalhado ou realizado contribuições ao INSS, p mas é necessário atender aos requisitos estabelecidos em lei, como comprovar a idade mínima e a situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Em todos os casos é necessário apresentar laudo e exames médicos que comprovem a existência da doença mental e a incapacidade (temporária ou permanente) para o trabalho com a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID).
Comentarios